domingo, 19 de maio de 2013

FESTA DA FAMÍLIA

     Neste sábado, 18 de maio, recebemos a comunidade no evento  Festa da Família.
     O evento foi a culminância do Projeto Família, trabalhado durante duas semanas por todas as turmas.
 











     
     Durante o projeto  várias atividades foram realizadas, destacando sempre a importância da família.        Como resultados das atividades foram expostos vários trabalhos artísticos e lindas mensagem elaborados pelos alunos junto aos professores.
       Aproveitando a proximidade do Dia das Mães, foi organizada uma tarde especial para elas, com palestras, corte de cabelo, chá com bolo, dinâmicas, doações de roupas e sorteios de brindes.





   
      No sábado as famílias puderam prestigiar apresentações artísticas em homenagem as mães, com música, jogral, teatro de palitoches e leitura de mensagens.









    Além de toda emoção das apresentações a comunidade também aproveitou o Brechó da escola, lanches variados, pescaria, Túnel do Terror, organizado pela 8ª Série.

     Fica a mensagem de Coelho Neto:

"É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais."


Agradecemos à Sociedade Espírita Dom Tomé Luis de Souza, pela doação de roupas, pelo chá com bolo, pela organização do dia especial para as mãe e principalmente pelo carinho por nossa escola.!
Agradecemos também às Lojas Bel Cosméticos e Nissan pela doação de brindes.

  

sábado, 18 de maio de 2013

Teatro: SEPÉ TIARAJU

     No dia 16 de maio, quinta-feira, fomos assistir ao teatro Sepé Tiaraju, do grupo Luz & Cena:
    A peça teatral trata sobre a História do guerreiro indígena Sepé Tiaraju - O Guerreiro da Lua Crescente.
    Aprendemos muito e de forma muito divertida.

      Sepé Tiaraju (Redução de São Luís Gonzaga, em data desconhecida — São Gabriel7 de fevereiro de 1756) foi um índio guerreiro guarani, considerado um santo popular brasileiro e declarado "herói guarani missioneiro rio-grandense" pela Lei nº 12.3661 2 .
      Nascido em um dos aldeamentos jesuíticos dos Sete Povos das Missões, foi batizado com o nome latino cristão de Joseph. Bom combatente e estrategista, tornou-se líder das milícias indígenas que atuaram contra as tropas luso-brasileira e espanhola na chamada Guerra Guaranítica.
     Tal conflito inscreve-se no contexto histórico das demarcações decorrentes da assinatura do Tratado de Madrid (1750), que exigiu a retirada da população guarani aldeada pelos missionários jesuítas espanhóis do território que ocupava, havia cerca de 150 anos. A essa altura o que hoje é o Rio Grande do Sul era território espanhol, confundindo-se com o território da Banda Oriental do Rio da Prata, hoje partida em dois entre Uruguai e Rio Grande do Sul. Tal repartição se deve ao avanço luso-português, que tentava colonizar sem muito sucesso o território entre seus domínios no atual Sudeste do Brasil e o Rio da Prata. A posse da região ainda seria objeto do Tratado de Santo Ildefonso (1777) e do Tratado de Badajoz (1801).
     Viviam na região dos Sete Povos das Missões (nomenclatura que se refere às 7 missões que ficaram em território português com a assinatura do Tratado de Madrid, pois haviam inúmeras outras nos territórios onde hoje se encontram Argentina e Paraguai) aproximadamente trinta mil guaranis. Somando-se os do Paraguai e da Argentina, alcançaram um total estimado de oitenta mil indígenas catequizados, que habitavam em aldeias planejadas, organizadas e conduzidas como verdadeiras cidades pelos jezuítas espanhóis. O interesse luso-brasileiro por esta extensa região deveu-se, pura e simplesmente, além da posse territorial, no gigantesco rebanho de gado, o maior das Américas, mantido por esses mesmos indígenas.
     Por seu feito, chegando a ser considerado um santo popular, virou personagem lendário do Rio Grande do Sul, e sua memória ficou registrada na literatura por Basílio da Gama no poema épico O Uraguay (1769) e por Érico Veríssimo no romance O Tempo e o Vento. É-lhe atribuída a exclamação: "Esta terra tem dono!". Deve-se levar em conta que na época que Portugal dominou efetivamente o território onde hoje se encontra o Rio Grande do Sul, já existia no mesmo toda uma população e uma cultura nativa da terra, denominada cultura gaúcha, principalmente na região da Campanha, onde hoje se encontra a fronteira com o Uruguai. Tal população sofria com as guerras pelo território entre Portugal e Espanha, para as quais era, muitas vezes, recrutada à força.
     Pereceu em combate contra o exército espanhol na batalha de Caiboaté, às margens da Sanga da Bica, na entrada da cidade de São Gabriel, durante a invasão das forças inimigas às aldeias dos Sete Povos. Após sua morte pereceram aproximadamente 1.500 guaranis diante das armas luso-brasileiras e espanholas.
     No dia 21 de setembro de 2009, foi publicada a Lei Federal 12.032/09, que traz em seu artigo 1º o texto "Em comemoração aos 250 (duzentos e cinquenta) anos da morte de Sepé Tiaraju, será inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, o nome de José Tiaraju, o Sepé Tiaraju, herói guarani missioneiro rio-grandense." (Fonte: Wikipédia)

                                        Veja no linck:  http://youtu.be/9cCBLqTRox4









quinta-feira, 9 de maio de 2013

CINEMA NA ESCOLA

     Uma atividade educativa muito divertida.
 Aprendendo sobre ecologia.
 Todos muito animados para viver emoções diferentes.
A primeira experiência em cinema para alguns de nossos alunos.
A Escola Bela Vista está a cada dia melhor! 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

    Na sexta-feira, dia 03/05/2013, ocorreu uma reunião de pais na Escola Bela Vista, com a presença de representantes do Conselho Tutelar, Conselheira Patrícia.
     Entre os assuntos tratados a apresentação dos representantes do Conselho Escolar: Presidente Marlene, no segmento pais Andréa, no segmento professores Prof. Maurício, no segmento alunos Jorge e Gilberto, no segmento funcionários Isabel e Roseli.
     O Prof. Maurício explicou as funções do Conselho Escolar e o colocou à disposição da Comunidade Escolar.
     A Conselheira Tutelar Patrícia explicou as atribuições do Conselho Escolar e também as funções de cada segmento da Comunidade Escolar.